quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DÉCADA DE 50 - CAPITULO 1

ALL STAR COMICS 1950 / 51 
O FIM DE UMA ERA
A REVISTA ALL STAR COMICS SURGIU NO VERÃO DE 1940. ORIGINALMENTE ELA PUBLICAVA HISTÓRIAS SOLOS DE DIVERSOS HERÓIS COMO O FLASH ORIGINAL (JOEL CICLONE), GAVIÃO NEGRO, ULTRA-MAN, HOMEM-HORA, ESPECTRO E SANDMAN. A ALL STAR FOI UM DOS PRICIPAIS TÍTULOS DA ERA DE OURO E POR SUAS PÁGINAS PASSARAM ALGUNS DOS PERSONAGENS MAIS POPULARES DA ÉPOCA. ALGUMAS EDIÇÕES SÃO VERDADEIRAMENTE HISTÓRICAS COMO POR EXEMPLO A Nº 8 (DEZ. / JAN.DE 1941/42) QUE TRAZ A PRIMEIRA HISTÓRIA DA MULHER MARAVILHA. A ACEITAÇÃODA PERSONAGEM FOI TÃO BOA QUE A SEGUNDA HISTÓRIA MARCOU O LANÇAMENTO DE UM NOVO TÍTULO, A SENSATION COMICS, QUE DESDE O Nº 1 PASOU A PUBLICAR AS HISTÓRIAS DA HEROÍNA.

APARTIR DO Nº 3 UMA IDÉIA ORIGINAL FOI LANÇADA NA ALL STAR COM GRANDE SUCESSO, UMA EQUIPE DE SUPER-HERÓIS TRABALHANDO
JUNTOS. SURGIA ASSIM A SOCIEDADE DA JUSTIÇA, PRIMEIRA EQUIPE A REUNIR HERÓIS JÁ CONHECIDOS. FAZIA PARTE DESSA EQUIPE A MAIOR PARTE DOS HERÓIS QUE JÁ TINHAM SUAS HISTÓRIAS SOLOS EDITADAS NA REVISTA, E A ELES UNIRAM-SE AINDA OUTROS PERSONAGENS COMO O SR. DESTINO, O PRIMEIRO LANTERNA VERDE (ALAN SCOTT) E ÁTOMO. ATÉ ENTÃO SÓ EXISTIAM HERÓIS MASCULINOS, MAS COM O LANÇAMENTO DA MULHER MARAVILHA ALGUNS MESES DEPOIS, ELA TAMBÉM PASSOU A INTEGRAR A EQUIPE A PARTIR DO Nº 11.

O INÍCIO DOS ANOS 50, PORÉM, VERIA O FIM DESTE TÍTULO HISTÓRICO, PELO MENOS PARA O GÊNERO SUPER-HERÓIS. EM 1951 O Nº 57 TRARIA A ÚLTIMA AVENTURA DA SOCIEDADE DA JUSTIÇA. DEPOIS DE DOZE ANOS DEDICADA EXCLUSIVAMENTE AO GENERO SUPER HERÓI, A ALL STAR TROCA DE LINHA RADICALMENTE, DEIXA DE SE CHAMAR ALL STAR
COMICS E A PARTIR DO Nº 58 PASSA A SE CHAMAR ALL STAR WESTERN, E NO LUGAR DAS AVENTURAS DE SUPER-HEÓIS, PASSA A PUBLICAR HISTÓRIAS DO VELHO OESTE. ERAM OS ÚLTIMOS ANOS DA ERA DE OURO, E O CANCELAMENTO DESSE TÍTULO ERA O PRIMEIRO SINAL CLARO DA DECADÊNCIA DO GÊNERO SUPER-HERÓIS.

NESTES DOIS ÚLTIMOS ANOS A MULHER MARAVILHA NÃO ESTARIA PRESENTE EM TODOS OS NÚMEROS DA ALL STAR, PARTICIPANDO AO LADO DA SOCIEDADE DA JUSTIÇA DE APENAS 3 EDIÇÕES, AS DE Nº 52 (ABRIL/MAIO) E 54 (AGOSTO/SETEMBRO) DE 1950 E NA ÚLTIMA EDIÇÃO DE Nº 57 (FEV. / MAR. DE 1951)

AO LONGO DE SUA EXISTÊCIA A SOCIEDADE DA JUSTIÇA TEVE DIFERENTES FORMAÇÕES, COM PERSONAGENS QUE ENTRAVAM E SAIAM, OU QUE PARTICIPAVAM OCASIONALMENTE DE ALGUMAS
ALL STAR 8-ED. HISTÓRICA-LANÇAMENTO DA MUL. MARAV.
AVENTURAS. BATMAN E SUPER-HOMEM NUNCA FIZERAM PARTE DA EQUIPE, MAS CHEGARAM A TRABALHAR JUNTOS EM POUCAS OCASIÕES. NESTAS ÚLTIMAS AVENTURAS EQUIPE ERA FORMADA PELOS SEGUINTES HERÓIS:
- MULHER MARAVILHA [DIANA PRINCE]
- GAVIÃO NEGRO [CARTER HALL]
- ÁTOMO [AL PRATT]
- DR. MEIA-NOITE [DR. CHARLES McNIDER]
- FLASH / JOEL CICLONE [JAY GARRICK]
- LANTERNA VERDE [ALAN SCOTT]
- CANÁRIO NEGRO

TAMBÉM A EQUIPE DE ARTISTAS RESPONSÁVEIS NEM SEMPRE FOI A MESMA, MAS NESTAS ÚLTIMAS EDIÇÕES ERAM OS SEGUINTES:
EDITOR: Whitney Ellsworth
ROTEIRISTA:  John Broome
DESENHISTAS: Arthur F. Peddy, Bernard Sachs, Frank Giacoia, Irwin Hasen (SÓ NO Nº 52), QUE REVEZAVA E COLABORAVAM ENTRE SÍ NAS PRODUÇÕES DE CAPA E NOS DESENHOS E CORES DAS ÁGINAS INTERNAS.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MULHER MARAVILHA DE 1943 A 1949 - CAPÍTULO 07

Em 1949 Mulher Maravilha apareceu em 22 edições, a saber:


AVENTURAS SOLO:
--SENSATION COMICS 85 a 94 (edições mensais)
Editor e roteirista: Robert Kanigher
Desenho e cores: Harry G. Peter
Irwin Hasen (somente arte de capa da edição 94)



--WONDER WOMAN 33 a 38 (edições bimensais)
Editor e roteirista: Robert Kanigher

Desenho e cores: Harry G. Peter (todos os nºs)

Irwin Hasen, Bernard Sachs (33 a 36), somente arte de capa


AO LADO DA SOCIEDADE DA JUSTIÇA:
ALL STAR COMICS 45 A 50
EDITOR: Whitney Ellsworth
ROTEIRISTA: John Broome

DESENHISTAS: Vários artistas assinavam a arte 
da All Star Comics, revezando-se e coloborando entre si para a produção de capas e desenho e cores das páginas internas. São eles:
Irwin Hasen,
Arthur F. Peddy,
Bob Oksner,

Bernard Sachs,
Joe Giella (APENAS NA EDIÇÃO 50 COMO COLORISTA)



Personagens coadjuvantes:
Em suas aventuras solos Mulher Maravilha contou 
com a colaboração de seus amigos habituais:
Hipólita [4 aparições],
Mala [1 aparição],
Steve Trevor [7 aparições],
Etta Candy [5 aparições],

Paula Von Gunther [4 aparições],
General Darnell [ 1 aparição].



Entre seus inimigos mais comuns, este ano Mulher Maravilha enfrentou apenas Marte, o Deus da Guerra 
(atualmente denominado por Ares, seu nome correspondente na mitologia grega) e seus 3 lacaios: O Senhor da Conquista, o Conde da Ambição e o Duque da Decepção.



Em outra ocasião enfrentou também a feiticeira Circe.



Na aventura em que enfrentou Marte, também participaram as deusas mitológicas Atenas e Afrodite, protetoras e conselheiras das 

amazonas.


Outras ameaças que a heroína enfrentou incluem inimigos alienígenas, guerreiros oriundos da idade da pedra, um pseudo mago supostamente capaz de ler pensamentos e que ameaça por esse meio descobrir sua identidade secreta, uma esfinge humana, pistoleiros do velho oeste e até mesmo uma falsa Mulher Maravilha.


Entre suas aventuras esse ano acontece inclusive uma passagem por Hollywood.


Ao lado da Sociedade da Justiça Mulher Maravilha atuou em colaboração com outros heróis como o Gavião Negro, Átomo, Dr. Meia Noite, o Flash original (Jay Garrick) – conhecido no Brasil como Joel Ciclone, o primeiro Lanterna VerdeAlan Scott - e a Canário Negro.


Eles enfretaram ameaças como um bando de criminosos cósmicos, uma quadrilha de homens invisíveis, o fantasma do pistoleiro Billy the Kid e uma invasão de criaturass de fogo. 

INTERESSANTE OBSERVAR QUE O VISUAL DA MULHER MARAVILHA JÁ COMEÇA A SOFRER ALGUMAS MUDANÇAS. AS VEZES AS BOTAS VERMELHAS SÃO SUBSTITUÍDAS POR SANDÁLIAS GREGAS, E A PARTE DE BAIXO DO UNIFORME COMEÇA A FICAR UM POUQUINHO MAIS CURTO. EMBORA  O DESENHISTA PERMANEÇA O MESMO, COM KANIGHER À FRENTE DE MUITOS TÍTULOS DA DC, ATÉ A QUALIDADE DOS DESENHOS MELHORA UM POUCO. JÁ DÁ PRA PERCEBER CLARAMENTE COMO MULHER MARAVILHA É DESENHADA COM O CORPO MAIS BEM DEFINIDO E OS TRAÇOS DO ROSTO MAIS PRÓXIMOS DE UM ROSTO REALMETE HUMANO E NÃO DE UMA BONECA. SÃO OS PRIMEIROS SINAIS DE MUDANÇAS QUE DE FATO SÓ SE ESTABILIZARIAM ALGUNS ANOS MAIS TARDE COM O SURGIMENTO DA ERA DE PRATA.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Robert Kanigher


Robert Kanigher (18 de junho de 1915 - 7 de maio de 2002) foi um prolífico escritor e editor de quadrinhos, cuja carreira se estendeu por cinco décadas. 
Com a morte de Charles Moulton, criador da Mulher Maravilha, Robert Kanigher assumiu o título e foi responsável por ele por mais de vinte anos.
Ele trouxe mudanças para o universo da Mulher Maravilha, com o passar do tempo personagens como Etta Candy e as Garotas Holliday foram desaparecendo das histórias.
Muitos dos vilões também foram deixados de lado e surgiram outros em seu lugar. 
Desde a morte de Moulton Mulher Maravilha passou por muitas reviravoltas, entregue nas mãos de diversos desenhistas e roteiristas, mas de todos, Kanigher foi provavelmente o mais duradouro e fiel à personagem. Ele não só escrevia como também editava as aventuras da heroína, e também de muitas outras revistas e personagens. Esse foi provavelmente um grande golpe para a heroína e sua popularidade, pois se antes ela tinha um roteirista dedicado quase que exclusivamente a ela, agora nem sempre ela estaria em primeiro plano, mesmo assim os vinte anos de kanigher talvez não tenham sido os piores, muito pelo contrário. Pelo menos não os primeiros anos, mas já para o final da Era de ouro o estilo super-heróis caiu em decadência e mesmo os maiores personagens, como a Mulher maravilha, também sentiram essa fase e nem sempre conseguiram se manter em alta. Essa foi uma época complicada, muitos heróis desapareceram, alguns retornaram depois na era de prata totalmente reformulados, outros caíram definitivamente no esquecimento. Mulher Maravilha foi uma das poucas excessões, assim como Batman e Super-Homem, que conseguiram se manter e atravessar essa fase sem cair totalmente no ostracismo, mesmo com uma grande queda na popularidade e nas vendas. O fato de Kanigher ter sido por muitos anos a principal cabeça da DC Comics e dele ter adotado para si a Mulher Maravilha, pode ser um dos fatores que a levaram a ser uma das poucas sobreviventes desse período.

Kanigher também trabalhou com muitos títulos da DC com temática de guerra, estilo muito popular nesse período já que a guerra era um evento bastante recente ainda. 
SGT. ROCK, PERSONAGEM CRIADO POR KANIGHER
Nesta linha ele criou o Sargento Rock, que foi provavelmente o personagem mais popular desse estilo de quadrinhos, personagem hoje em dia praticamente desconhecido, mas um grande sucesso da época. É provável que justamente essa linha de trabalho com quadrinhos de guerra tenha levado kanigher a aproximar-se da Mulher Maravilha, já que a guerra era a principal motivação da vinda da heroína para o mundo dos homens e um dos temas mais frequentes das suas aventuras. 
Depois da Mulher Maravilha, surgiram outros personagens femininos, vilãs e heroínas, o sucesso da heroína amazona fez com que escritores e roteiristas criassem mais mulheres com super poderes. 
Muitas dessas personagens, porém, não passavam de contra-partes femininas de grandes heróis, as vezes parceiras ou personagens coadjuvantes de suas aventuras, como a Batmulher e depois a Batmoça, a Super-moça e a Mulher Águia.  
CANÁRIO NEGRO
Kanigher criou a que foi provavemente primeira heroína depois da Mulher maravilha verdadeiramente original e não apenas uma mera cópia de heróis masculinos: a Canário Negro.
Também foi ele que criou a Hera Venenosa, da galeria de vilões do Batman. Assim como os heróis ganharam parceiras e contra-partes femininas, alguns vilões de sucesso também ganharam suas contra-partes, e foi dentro desta perspectiva que kanigher criou também a Harlequim, companheira de crimes do Coringa.
Mas a principal contribuição de kanigher para o mundo dos quadrinhos de super-heróis, foi sem dúvida conseguir recuperar e erguer de novo  esse universo que havia entrado em decadência. 
Recai sobre ele o mérito de dar novo ânimo a este mundo imaginário. Entre os personagens que haviam caído no ostracismo estava o Flash, nessa época chamado aqui no Brasil de Joel Ciclone. Kanigher o recriou, um novo personagem assumiu a identidade de Flash, com um uniforme e uma origem diferentes, e mais elementos de ficção científica. Barry Allen, o novo Flash, era mais veloz, tinha mais poderes e habilidades que seu antecessor, e em pouco tempo tornou-se ainda mais popular. 
O sucesso foi tanto que logo outros personagens ganharam também novas versões, a seguir o Lanterna Verde e aos poucos todos os outros que já haviam sido realmente populares. mas nem todos os heróis da Erade Ouro puderam ser salvos e muitos acabaram mesmo caindo no esquecimento.
As vendas aumentaram, o estilo super-herói tornou-se popular novamente, e surgia assim a Era de Prata dos quadrinhos. 
Os "Três Grandes" não ficaram de fora dessas mudanças, mas Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha eram ícones fortes demais para que eles se arriscassem a mudanças tão radicais, afinal eles haviam conseguido sobreviver à decadência de quase todos os outros títulos e personagens assim mesmo como eram e isso provava o grande apelo que esses personagens tinham junto ao público. 
Eles foram modernizados, mas mantiveram inalteradas suas identidades secretas e basicamente as mesmas origens, uniformes e habilidades, apenas com algumas modificações para que ficassem mais atualizados.
Apesar de roteirista de quadrinhos, kanigher tinha uma formação literária clássica, cujas influências incluiam grandes nomes como Dostoyevsky, Maxim Gorky, Freud, Sófocles , Shakespeare e diversos outros. 
HERA VENENOSA - cr
Com certeza essa formação clássica influenciou positivamente na qualidade de seu trabalho, e essa nova fase dos quadrinhos trazida por Kanigher recebeu um grande aprimoramento tanto no visual quanto no conteúdo das histórias, com desenhos mais bem feitos e acabados e roteiros melhor elaborados.

A carreira de kanigher como escritor iniciou quando ele ele era ainda bem jovem, primeiro com contos e poesias publicados em revistas. 
Em 1932 ganhou o concurso colegial de contos do Estado de Nova York. Desde então entre os anos 30 e 40, escreveu rádio-novelas, filmes para o cinema e assinou a autoria de várias peças.
kanigher se sentiu atraído a escrever quadrinhos por ser algo muito lucrativo naquela época. 
Criou vários personagens de sucesso, entre eles o Capitão Marvel, cujo sucesso foi tão grande que rivalizava em vendas com o Super-Homem
Anos mais tarde a DC Comics incorporaria a Fawett Comics, editora do Capitão Marvel, ganhando assim os direitos de publicação de seus persongens. 
ROBERT KANIGHER JOVEM
Foi assim que o Capitão Marvel passou a integrar o universo DC, mas por muito tempo foi relegado a um segundo plano para garantir que Super-Homem continuasse como o campeão de vendas. Outros personagens não tiveram nem sequer essa chance e os menos populares desapareceram definitivamente.
em 1945 kanhigher foi contratado pela DC Comics, que nessa época ainda se chamava All-american Comics, e em poucos anos foi promovido a editor. 
Entre os títulos que estavam sob sua responsabilidade encontram-se alguns dos maiores sucessos da editora, como a Sociedade da Justiça, Gavião Negro, Lanterna Verde e, claro, Mulher maravilha
Pode-se dizer sem exageros que Robert kanigher escreveu seu nome na História dos quadrinhos. Hoje em dia muitas das suas histórias são eventualmente republicadas em edições especiais e exemplares dignos de colecionadores.
Também são frutos de sua imaginação outros personagens conhecidos como o Príncipe Vicking, os Homens metálicos, o Homem-Robô e Rima - a Garota das Selvas
CARICATURA DE KANIGHER E SEUS PERSONAGENS
Em sua homenaem prédios e ruas imaginários do Universo DC foram batizados com seu nome, principalmente nas cidades fictícias de Keystone e Central City
Na novela gráfica "As incríveis Aventuras de Nate Banks", a cidade natal do personagem chama-se Kanigher Falls, outra homenagem dos quadrinistas e roteiristas a esse grande nome dos quadrinhos.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ETTA CANDY

ERA DE OURO
Etta Candy apareceu pela primeira vez na revista Sensation Comics nº 2, de 1942. Seu nome Candy ("Doce") devia-se ao fato de ser "gordinha" e gostar de comer guloseimas.

Era uma personagem popular de uma fraternidade estudantil que ajudava a Mulher Maravilha em suas primeiras aventuras. Apesar de distante no tempo, essa foi a versão de Etta mais popular e até hoje a de maior repercussão e aceitação por parte dos fãs, em comparação as outras versões e períodos, foi também a fase em que ela tinha mais destaque nas aventuras da Mulher Maravilha como sua melhor amiga e principal colaboradora.
Etta Candy era uma jovem obesa e espirituosa que liderava a fraternidade estudantil "Beta Lambda" da Faculdade Holliday (chamadas por isso de Garotas Holliday).
As garotas holliday, na verdade uma banda de moças estudantes, formavam uma espécie de comando feminino sob o comando de Etta, e participaram de várias histórias e aventuras da heroína, ajudando-a em diversas ocasiões.
Além do seu amor por doces ela ficou conhecida pela expressão "Woo! Woo!" (Em parte inspirada nas exclamações do ator cômico Hugh Herbert).
Outra frase divertida era "Pelo amor do chocolate!".
Ela tinha um carro chamado Esmerelda e morava com seus pais, Sugar Candy e Hard Candy, num rancho onde viviam algumas aventuras no estilo do faroeste. Seu irmão era Mint Candy.
A faculdade aparecia em aventuras de ficção científica e ficava próxima de "Starvard" (provavelmente derivado de Stanford e Harvard), onde seu namorado Oscar estudava.

ERA DE PRATA

Depois da morte de Charlie Moulton, criador da Mulher Maravilha, muitos personagens foram desaparecendo aos poucos, inclusive a maioria dos vilões, rareando suas aparições até desaparecerem, foi o que aconteceu inicialmente com as garotas holliday e depois com própria Etta Candy. No inicio da Era de Pratra, Etta já não fazia parte do universo da Mulher maravilha. Uma pena, desaparecia um dos personagens mais simpáticos e engraçados já criados para nunca mais voltar, pelo menos não com a mesma concepção. No inicio dos anos 1980 Etta foi introduzida novamente nas aventuras da heroína, mas desta vez não como estudante e sem as garotas holliday. Agora Etta era uma militar, secretária do General Darnell, superior de steve Trevor, que por sua vez tinha como sua secretária Diana Prince.
Etta agora era amiga de Diana, e não diretamente da Mulher Maravilha, um personagem que compunha o universo da heroína, mas quase sempre sem participar diretamente de suas aventuras como colaboradora e ajudante. já não era tão gordinha como antes, mas continuava cheinha, um pouco acima do peso.
Também já não era engraçada e aventureira como na antiga versão, e sim tímida, meio recalcada e bastante insegura, por vezes até mesmo meio apalermada. Por ser uma versão mais recente, é a que está mais viva na memória dos leitores, mas não foi com certeza tão popular e querida pelos fãs como sua antiga versão da Era de Ouro.
Em uma das poucas aventuras em que teve maior particpação, Etta foi raptada por Satanistas influenciados por Klarion, o menino bruxo e enviada para o Inferno, onde a Mulher Maravilha e o demônio Etrigan a seguiram para salvá-la.
Roteiristas posteriores fizeram mais jus à personagem e mais para o período final da Era de Prata, Etta ganhou um pouco mais de destaque nas histórias, tornando-se confidente da Mulher Maravilha e a ajudando-a mais frequentemente em suas aventuras.


 PÓS-CRISE

A partir de 1987 e dos anos 90 até os tempos atuais, Etta Candy tornou-se, seguindo as tendência mais modernas, um personagem mais concreto e complexo. Depois que a Dc reformulou todo o universo dos super-heróis, no final dos anos 80, Etta continuou como militar, mas desta vez com uma personalidade mais forte, já não demonstrava tanta insegurança, mas tinha seus recalques internos por causa da tendência para obesidade. Com o passar do tempo resolveu esses conflitos ao conseguir emagrecer, ganhando um visual mais atraente.
Nesta novo mundo reformulado, o universo da Mulher Maravilha muda radicalmente, Etta só aparece mais tarde nas histórias, quando os militares resolvem investigar a Mulher Maravilha. É nesse ponto que Etta aparece, tornando-se amiga e colaboradora da mulher maravilha. Nesta versão não existe interesse romântido entre mulher Maravilha e Steve trevor, que acaba se casando com Etta.
Como oficial de carreira da Força Aérea, Etta ajuda Steve Trevor a limpar o nome dele além de ambos temporariamente se tornarem fugitivos enquanto auxiliam a Mulher Maravilha contra os planos de Ares, o Deus da Guerra. É durante essa fuga que Etta e Steve se apaixonam e acabam por casar, formando um casal feliz por algum tempo, mas depois uma crise no casamento desencadeia um sentimento de insegurança e faz com que Etta desenvolva uma desordem alimentar, mantida em segredo de seus amigos.
Aos poucos Etta, e o próprio Steve, vão aprecendo cada vez menos nas histórias, até eventualmente serem praticamente excluídos. Ambos os personagens, que no passado faziam parte integralmente do universo da heroína, se tornaram aos poucos personagens ocasionais. Em sua versão mais recente, Etta se tornou oficial da Inteligência Militar. Permanece casada com Steve Trevor e os dois ainda merecem o status de estar entre os melhores amigos da heroína, mas com quem raramente Diana tem contato. Suas últimas aparições foi quando Diana perdeu a coroa de princesa amazona, e mais tarde, em outra aventura, Etta reuniu-se a Mulher Maravilha no planeta dos Khundios. No retorno à Terra ela é torturada pelo vilão Genocídio, ficando em coma. Ela recupera a consciência no hospital e revela à Diana ter sido recrutada como uma operativa da Tropa dos Lanternas e que trabalhou ao lado do Lanterna Verde Alan Scott.

OUTRAS VERSÕES E APARIÇÕES




A atriz Beatrice Colen interpretou Etta Candy na primeira temporada da série de TV Mulher Maravilha, que foi ao ar entre 1975 e 1977. A Etta do seriado era secretária do chefe de Steve e colega de Diana Prince, ligeiramnte gordinha, tímida e insegura.
Provavelmente foi essa versão da TV que fez com que a personagem voltasse nos anos 80 aos quadrinhos, pois é exatamente assim a versão da Etta da Era de Prata. Mesmo sem ter nada haver com a personagem original da Era de Ouro, essa foi a imagem que ficou mais gravada na memória, embora menos popular que a anterior.

Já no filme de animação "Mulher Maravilha", lançado pela Warner em 2009 diretamente em dvd, Etta é secretária de Steve Trevor e usa seu charme feminino em seu colega, para desprezo de Diana. A dublagem original é feita pela atriz Julianne Grossman. Nesta versão Etta tem apenas uma rápida aparição, tem uma aparência sexy, mas demonstra ser uma mulher fútil que usa de forma abusiva e inconsequente seu charme e feminilidade.