A ERA DE OURO
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EDIÇÃO QUE MARCA O INÍCIO DA ERA DE OURO |
A Era de Ouro das histórias de quadrinhos norte-americanas (chamada de comics), situa-se entre 1938 e meados dos anos 50 do século XX, durante o qual o estilo obteve grande popularidade. Nesse período foi inventado e definido o gênero dos super-heróis, com a estréia de alguns de personagens dos mais conhecidos do gênero.
Os fãs dos quadrinhos concordam que a Era de Ouro começou em 1938 com o surgimento do Super-Homem na revista Action Comics número 1, publicada pela DC Comics. Super Homem, o primeiro super-herói, foi tão popular que logo o gênero passou a dominar as páginas das revistas e, nos meses seguintes a DC surgiria com Aquaman, Gavião Negro, Lanterna Verde, Flash (ou Joel Ciclone como era conhecido no Brasil), Mulher Maravilha, Batman e Robin.
Nos 50, com a publicação do livro A Sedução dos Inocentes, os quadrinhos passaram a ser combatidos pelos acadêmidos ligados à área da Psicologia e do Comportamento. Como resposta às pressões, as editoras desenvolveram o Código de Ética dos Quadrinhos, o que fez com que o número de leitores diminuisse. Isso fez com que muitos heRóis desaparecessem durante alguns anos, permanecendo somente os mais populares como Super-Homem, Batman e Mulher Maravilha (conhecidos como os 3 grandes), mesmo assim, o gênero estava entrando em decadência e depois de alguns anos precisou de uma grande reformulada para se estabelecer novamente.
A partir dessa reformulação de vários super-heróis da era dourada, iniciada no fim dos anos 50 e no início dos anos 60 pelas Editora DC Comics e Marvel, que relançaram o Flash, o Lanterna Verde, o Gavião Negro e o Capitão América, Namor, Tocha Humana e Ka-Zar, por exemplo, foi iniciada um novo período de sucesso que foi chamado de Era de Prata. Nesse período muitos personagens foram radicalmente modificados, suas origens recontadas de forma diferente e até mesmo seus uniformes redesenhados e modificados.
A SEDUÇÃO DOS INOCENTES
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"A SEDUÇÃO DOS INOCENTES" - 1ª EDIÇÃO |
Seduction of the Innocent (em português, "Sedução do Inocente") é um livro do psiquiatra estadunidense Fredric Wertham, publicado em 1954, que alertou os leitores sobre a tese das revistas em quadrinhos serem um forma ruim de literatura popular e um sério fator da delinquência juvenil. O livro causou um rebuliço nos pais americanos e influenciou uma campanha para a censura desse tipo de publicações. Ao mesmo tempo, o Congresso americano lançou uma investigação tendo como foco a indústria de quadrinhos. Logo após a publicação de Seduction of the Innocent, o Comics Code Authority ou Código dos quadrinhos foi elaborado pelos próprios editores, que passaram a regular o conteúdo do setor e se autocensurarem.
Seduction of the Innocent traz inúmeras citações de revistas publicadas, que aludiriam a violência, sexo, uso de drogas e outros assuntos adultos, reunidos todos sob o jargão usado pelo autor de "quadrinhos de crime" — que servia para que Wertham incluisse além das populares histórias de gângster/assassinatos, também super-heróis e horror.
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Para Werthan, cenas da Mulher Maravilha amarrada faziam alusão a subserviência sexual. |
Os quadrinhos, especialmente os de crime/horror publicados pioneiramente pela EC, tiveram os desenhos largamente reproduzidos por Wertham, que disse que os mesmos "feriam os olhos". Várias outras conjecturas foram feitas sobre as imagens e enredos, particularmente os que supostamente traziam menções sobre sexo. O gênero super-heróis não foi poupado e os 3 grandes, talvez devido justamente a sua enorme popularidade, foram provavelmente os mais atacados: Batman e Robin foram acusados de manter uma relação homossexual, e Mulher Maravilha de ter um subtexto de "servidão sexual" que foi bem documentado, com o próprio criador William Moulton Marston admitindo essa possibilidade; contudo, Wertham também disse que a força e a independência da Mulher Maravilha a caracterizavam como lésbica. Tradicionalmente, a heroína sempre foi mostrada como heterossexual e virgem. Já Super-Homem foi definido como facista e anti-americano.
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BATMAN E ROBIN ACORDANDO JUNTOS PELA MANHÃ NA MESMA CAMA, CENA PUBLICADA NO LIVRO "SEDUCTION OF THE INNOCENT" PARA DEFENDER A ARGUMENTAÇÃO DE QUE OS PERSONAGENS ERAM GAYS |
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A MULHER MARAVILHA DA ERA DE OURO |
Wertham criticou as relações comerciais envolvendo as editoras e o mercado de varejo. Ele simpatizava com os varejistas que não queriam vender quadrinhos de horror mas eram compelidos a isso pelos distribuidores.
A fama angariada por Seduction of the Innocent transformou Wertham em celebridade e lhe deu a reputação de perito nesses assuntos, o que levou a que fosse chamado para testemunhar no Subcomitê do Senado que investigava a delinquência juvenil, liderado pelo cruzado anti-crime Estes Kefauver. Num longo depoimento diante do comitê, Wertham repetiu seus argumentos escritos no livro e apontou os quadrinhos como a maior causa dos crimes juvenis.
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MULHER MARAVILHA NA ERA DE PRATA |
A testemunha seguinte a ser ouvida foi o editor da EC, William "Bill" Gaines, indagado sobre os quadrinhos violentos que Wertham havia descrito. O comitê apresentou um relatório final que não culpava os quadrinhos pelos crimes mas recomendava aos empresários do setor que mudassem o conteúdo voluntariamente. Possivelmente tomada como uma ameaça velada de intervenção, fez com que os editores resolvessem aprovar o Comics Code Authority, se autocensurando. O texto aprovado não somente bania as imagens violentas, mas também proibia o uso de várias palavras e conceitos, tais como "terror" e "zumbis", além de determinar que os criminosos fossem sempre punidos.
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JAY GARRICK - O FLASH DA ERA DE OURO, CONHECIDO NO BRASIL COMO JOEL CICLONE |
O código acabou com a maioria dos títulos do estilo EC, permanecendo apenas os de super-heróis, bastante "higienizados", que se tornaram o principal gênero das revistas em quadrinhos, mesmo Wertham ainda achava que o Código era inadequado como proteção da juventude e combateu o gênero com veemência. Muitos pais passaram a probir aos seus filhos esse tipo de leitura, o que causou uma violenta queda nas vendas. O resultado disso foa decadência dos quadrinhoso levando ao cancelamento de muitos títulos e ao desaparecimento de muitos personagens. Muitos deles retornaram anos depois, totalmente reformulados, o que marcou o início da era de prata.
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BARRY ALLEN - O FLASH DA ERA DE PRATA |
Seduction of the Innocent foi ilustrado com reproduções de quadrinhos, mostrados como evidências da tese do livro, acompanhados de legendas em que Wertham fazia comentários sarcásticos. A primeira edição do livro tinha uma lista bibliográfica das revistas das quais foram copiadas as ilustrações, porém, com receio de processos judiciais por parte das editoras, a página foi arrancada das edições em circulação. Os livros com essa lista se tornaram raros e disputados pelos colecionadores. Entre esses aficcionados, aliás, as histórias cujas cenas foram usadas ou citadas no livro passaram a ser referidas como as "sedutoras", o que valorizava a referida revista.
A ERA DE PRATA
A Era de Prata é o nome informal de um período de avanços artísticos e sucesso comercial das histórias em quadrinhos norte-americana, predominantemente no gênero de super-heróis. Oficialmente a era de prata acontece a partir do iníco dos anos 60, mas na verdade este é o período em que o gênero estava novamente auto-afirmado, mas os primeiros sinais dessa mudança de fase já começam a aparecer desde meados dos anos 50. Tradicionalmente aceita-se como fim desse período o final dos anos 70.
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ALAN SCOTT, O LANTERNA VERDE DA ERA DE OURO |
Durante a Era de Prata, a formação dos super-heróis evoluiu. O traço e estilo dos desenhos melhoraram muito de qualidade e os escritores injetaram elementos de ficção científica nas origens e aventuras dos personagens. Outra característica, talvez a principal depois da melhora da qualidade artística, é a reformulação e retorno de muitos persongens. Também o estilo das histórias mudou, os heróis passaram a ser mais humanos e perturbados e, como resultando da Era de Prata, o desenvolvimento do personagem e seus conflitos pessoais tornaram-se quase tão importante quanto o mito, os super-poderes e as aventuras épicas dos super-heróis.
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HAL JORDAN, O LANTERNA VERDE DA ERA DE PRATA |
O começo (assim como o fim) da Era de Prata é motivo de debate, mas muitos consideram que o período começou realmente com a revista Showcase Comics número 4, lançada pela DC em 1956, que apresentou uma nova versão do The Flash. Sob a editoria de Julius Schwartz, o Flash foi o primeiro de muitos personagens repaginados em versões mais modernas e influencidas pela ficção científica, foi graças ao sucesso do personagem que outros heois tambpem foram reformulados e tirados do esqueecimento. A DC também estreou a Liga da Justiça, um grupo que consistia de seus heróis mais popularese que substituiu a Sociedade da Justiça, extinta desde 1951.
O sucesso destas séries ajudou a editora à encontrar um gênero viável que fosse bem sucedido apesar das restrições do Comics Code Authority. Isto deu novo fôlego aos quadrinhos, e as vendas começaram a se recuperar.
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MULHER MARAVILHA E A SOCIEDADE DA JUSTIÇA - ANOS 40 |
O período também viu o crescimento da Marvel Comics que se firmou desde então e até os dias de hoje como a principal competidora da Dc comics no gênero super-herói. A Marvel introduziu caracterizações mais sofisticadas e um perfil psicológico mais detalhado dos personagens, além de roteiros mais dinâmicos ao universos de super-heróis. O personagem mais influente e popular da Marvel desta época foi o Homem Aranha. Outras figuras duradouras e significativas introduzidas durante a Era de Prata foram o Quarteto Fantástico, Hulk, Homem de Ferro, Demolidor, X-Men, e o próprio super-grupo da Marvel, Os Vingadores, mais ou menos nos moldes da Liga da Justiça da DC..
Depois de um período inicial de hesitação, a DC passou a adotar alguns desses novos critérios em suas revistas também, até mesmo para poder se manter no mercado que por um período praticamente foi dominado pela Marvel.
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A LIGA DA JUSTIÇA, SURGIDA NOS ANOS 60, SUBSTITUIU A ANTIGA SOCIEDADE DA JUSTIÇA |
Para muitos fãs dos qudrinhos esse período durou até meados dos anos 80, para outros até princípios dos anos 70 ou fim dos 60, quando teria começado então a era de bronze, mascado no universo DC quando Robin deixa a parceria com Batman para ir para a faculdade. No universo Dc, porém não se adota o nome período de bronze e sim periodo pré-crise, que seria tudo o que se passou antes da mega saga CRise nas infinitas Terras que reformulou todo o universo DC.
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