A FAMÍLIA MARAVILHA:
RAINHA HIPÓLITA, MULHER MARAVILHA,
MOÇA MARAVILHA E MENINA MARAVILHA
JANEIRO DE 1960 [Nº 111] A JULHO DE 1965 [Nº 155]
RAINHA HIPÓLITA, MULHER MARAVILHA,
MOÇA MARAVILHA E MENINA MARAVILHA
JANEIRO DE 1960 [Nº 111] A JULHO DE 1965 [Nº 155]
FICHA TÉCNICA
EDITOR E ROTEIRISTA: Robert Kanigher
DESENHISTAS [INCLUSIVE ARTE DE CAPA]:
TRAÇO: Ross Andru
NANQUIM: Mike Esposito
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESSE PERÍODO
Ao longo da Era de Prata,
os roteiristas e desenhistas
iam modificando e aprimorando
seus personagens cada vez mais.
Os roteiros também iam ficando
cada vez mais bem elaboradas
e ricos em detalhes.
As histórias da Mulher Maravilha
também não fugiram dessa tendência,
mas nesses primeiros anos os enredos
A Moça Maravilha,
que surgira nos finais dos anos 50,
passou a aparecer cada vez mais,
e fez tanto sucesso na época,
que ganhou até algumas capas
da revista Wonder Woaman.
Essa Moça Maravilha,
diferente das versões
que viriam mais tarde,
quando adolescente.
Seus parceiros habituais de
aventuras eram Mer-Boy
e Bird-Boy [cujas traduções do nome
poderiam ser Menino-Tritão
[ou Menino-Peixe] e Menino Pássaro].
O primeiro a aparecer foi Mer-Boy.
Bird-Boy foi introduzido tempos depois,
inicalmente como rival de Mer-Boy
tornando-se depois um parceiro
de aventuras.
Como as histórisa da Moça Maravilha
narravam as aventuras da princesa
amazona quando adolescente,
eventualmente Mer-Boy começou a
aparecer em algumas aventuras da
um velho amigo e antigo interesse
amoroso da Mulher Maravilha.
Uma história intitulada "O Dia Impossível",
narra uma aventura em que Mulher Maravilha
aparece no mesmo lugar e ao mesmo
tempo como adulta, adolescente e criança.
Também participa dessa história sua mãe,
Essa aventura deu origem a duas
novas linhas de histórias:
Uma contado as aventuras da
Mulher Maravilha quando criança,
como Wonder Tot [Criança Maravilha
ou Menina Maravilha],
tendo como parceiro um personagem
um gênio com poderes mágicos ao
estilo mil e uma noites.
A outra contando as aventuras da
Wonder Family [Família Maravilha],
que reunia numa mesma aventura a
Mulher Maravilha, Moça Maravilha,
Menina Maravilha e a Rainha Hipólita.
Embora meio insólitas,
as aventuras da "Família Maravilha"
não deixavam de ser bem interessantes
e agradavam bastante aos leitores da época,
e acabou surgindo a explicação de uma
espécie de Máquina ou portal do
tempo que fazia Mulher Maravilha
encontrar-se com suas contra-partes
adolescente e criança.
Já as aventuras de Wonder Tot
procuravam atingir um público
mais infantil,
numa tentativa de reconquistar o
interesse dessa faixa etária,
já que o nível atual das histórias
chamava mais a atenção de leitores
adolescentes e até mesmo adultos.
a exigência de histórias mais
realistas e personagens cada vez
mais parecidos com pessoas de
verdade e seus conflitos,
fez com que as aventuras de Wonder Tot,
Moça Maravilha e Família Maravilha
desaparecessem,
pois não havia uma explicação
muito coerente para elas,
essa identidade já na idade adulta e
portanto era impossível que no passado
ela já usasse um uniforme parecido
com o da idade adulta
e com "Maravilha" no nome.
Com o sucesso da dupla
Batman e Robin,
de si mesmos,
assim havia surgido a Moça Maravilha
inicialmente, e seu desaparecimento
deixou essa lacuna em aberto.
Mais tarde,
quando resolveram criar um time de
heróis adolescentes chamada Turma Titã,
e Arqueiro Verde], a presença de uma
jovem Mulher Maravilha fez falta ao grupo,
já que a Turma Titã era uma espécie
de versão juvenil da Liga da Justiça,
e assim, logo nas primeiras aventuras
da Turma Titã, ressurge a
Moça Maravilha, mas desta vez como
a Mulher Maravilha quando mais
jovem e sim sua irmã.
Mas de onde surgira essa irmã
que antes não existia?
No passado teria bastado introduzir
a personagem e dizer que Donna era
detalhados, não se podia admitir o
surgimento assim do nada de um
personagem que não deveria existir.
Criou-se então a explicação de que
Donna Troy era a irmã adotiva da
Mulher Maravilha, que a havia salvo
de um prédio em chamas, e por ser
levou-a para ser criada por sua mãe
na Ilha Paraíso.
Juntas, e nessas ocasiões sempre
acompanhadas também pela
Rainha Hipólita,
ou separadamente,
Mulher maravilha, Moça Maravilha
e Menina Maravilha viveram muitas
aventuras, mas os argumentos desse
repetidos, de forma que não faltaram
aventuras espaciais, versões robôs ou
gigantes delas mesmas e criaturas
mostruosas como animais gigantes,
criaturas de fogo e até um gigante de
pedra com uma espécie de vulcão em
erupção na cabeça.
Em mais de uma ocasião também
tiveram que defender a Ilha Paraíso
de ataques e ameaças.
Mulher Maravilha enfrentou alguns
de seus inimigos habituais como
Angle Man, o Homem Rato
e deuses olimpianos,
como por exemplo quando
[os três maiores deuses,
atualmente chamados pelos seus
nomes de acordo com a mitologia grega,
respectivamente, Zeus, Poseidon e Hades]
resolvem testar suas habilidades e
seu valor como guerreira,
em outra ocasião ela enfrenta
o Duque da Decepção,
um dos prinicpais discípulos do Deus Ares
[ou Marte, seu nome romano, como
era chamado naquela épóca]
e também um dos inimigos mais
habituais e antigos da heroína.
Além das aventuras que
versão gigante de si mesma,
houve uma em que ela mesma começa
a crescer vertiginosamente,
tornando-se uma ameaça para ela
mesma e toda a cidade.
Como Moça Maravilha,
houve uma aventura em que ela é
transformada em versões femininas
de seus parceiros,
tornando-se temporariamente
primeiro uma 'menina-pássaro'
e depois uma sereia [menina-peixe].
Etta Candy, depois de um longo
voltou a participar, embora nestes
primeiros anos duas vezes apenas
das histórias da Mulher Maravilha.
Somente alguns anos depois,
a partir do segundo semestre de 1965,
ela voltaria a aparecer novamente
com certa regularidade.
Steve Trevor continuava a aparecercer
regularmente em grande parte das
aventuras da Mulher Maravilha,
assim como também Hipólita fazia
aparições ocasionais nas histórias
da mulher maravilha e em todas
as aventuras da Família Maravilha,
suas participações nas aventuras da filha.
APARIÇÕES DA MOÇA MARAVILHA
1960: nºs 111 a 118
1961: nºs 119 a 124
1962: nºs 129, 133, 134
1963: nºs 135, 138, 140, 142
1964: nºs 144, 145, 147, 149, 150
1965: nºs 151 a 155
1961: nºs 122 a 124, 126
1962: nºs 129 a 133
1963: nºs 135, 138, 140, 142
1964: nºs 145, 149, 150
1964: nºs 145, 149, 150
1965: nºs 152, 153, 155
OUTROS PERSONAGENS
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Superman
DEUSES E PERSONAGENS MITOLÓGICOS
Jove [Zeus]
1962: nº 131
Netuno [Poseidon]
1962: nº 131
Plutão [Hades]
1962: nº 131
Hércules
1962: nº 132
PARCEIROS
Steve Trevor
1960: nºs 111 a 113, 118
1961: nºs120, 124, 125
1962: nº 127
1963: nºs 136, 137, 141
1964: nº 148
1965: nºs 151, 154
Hipólita
1960: nºs 112, 113, 117, 118
1961: nºs 123, 124
1962: nºs 129, 133
1963: nºs 135, 138, 140, 142
1964: nºs 145, 148 a 150
1965: nºs 152, 153, 155
Etta Candy
1960: nº 117
1962: nº 127
Merman
1960: nº 118
1961: nº 125
1962: nº 128
Mer-Boy
1960: nºs 111, 112, 115, 116, 118
1961: nºs 119, 121, 123, 124
1962: nº 134
1964: nº 144, 147, 150
1965: nºs 152, 153
1964: nºs 144, 147, 150
1965: nºs 151, 152, 153
Mr. Genie
1961: nºs 126
1962: nºs 130
PRINCIPAIS INIMIGOS:
Professor Menace
1960: nº 111
1960: nº 115
1962: nºs 128, 130
1963: nº 141
Multiple Man
1961: nºs 124, 129
Mouse man
1963: nº 141
1964: nº 143
Duque da Decepção
1964: nº 148
1965: nºs 152, 153
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