OS CRIADORES DA LENDA

Charles Moulton
Dr. William Moulton Marston (9 de Maio,1893 – 2 de Maio, 1947), também conhecido por seu pseudonimo, Charles Moulton, foi um psicólogo americano, teórico feminista, inventor, e escritor de quadrinhos, tendo criado a famosa Mulher Maravilha.
Duas mulheres, sua esposa Elizabeth Holloway Marston e Olive Byrne (que viveu com o casal numa relação polígama) serviram para inspirar e influenciar a personagem.


Em entrevista datada de 25 de outubro de 1940, conduzida pela sua aluna Olive Byrne (sob o pseudônimo de "Richard Olive") e publicado pela Family Circle com o título de "Não ria dos Quadrinhos", William Moulton Marston descrevia o que viu como o potencial educacional das histórias em quadrinhos (um artigo deu sequência a entrevista e foi publicado dois anos mais tarde em 1942).
Este artigo chamou a atenção de Max Gaines, que empregou Marston como consultor educacional da National Periodicals e All-American Publications, duas das companhias que se fundiriam para dar forma a futura DC Comics. Foi nesta época que Marston decidiu criar um novo super-herói.

No início dos anos 1940, a DC Comics era dominada pelos personagens masculinos com superpoderes tais como Lanterna Verde, Batman, e o principal deles, Superman. Atribui-se à esposa de Marston, Elizabeth Holloway Marston, a idéia de se criar uma super-heroína:
William Moulton Marston, um psicólogo já famoso por inventar o polígrafo, teve a idéia de um tipo novo de super-herói, um que triunfaria não com punhos ou poderes, mas com amor. "Bom" disse Elizabeth. "Mas faça-lhe uma mulher.

Marston apresentou a idéia à Max Gaines, co-fundador (junto com Jack Liebowitz) de All-American Publications. Marston desenvolveu a Mulher-Maravilha junto com Elizabeth.Para criar a Mulher-Maravilha, Marston foi inspirado também por Olive Charles Byrne, uma mulher que viveu com ele em situação de poligamia, a quem se deve tabém o aspecto físico da personagem, que Charles Moulton teria desenhado inspirado pela aparência de Olive. Para escrever as aventuras em quadrinhos da nova super-heroína, Marston usou o pseudônimo de Charles Moulton, combinando seu nome do meio com o de Olive.

Como o criador de um instrumento de medição crucial para o desenvolvimento do detector de mentiras. o polígrafo, Marston conluiu por suas experiências de que as mulheres eram mais honestas e confiáveis do que os homens. Dessa forma, pôde trabalhar com seu personagem mais eficientemente.

Daí, "a Mulher-Maravilha é a propaganda psicológica para o novo tipo de mulher que deve governar o mundo", Marston escreveu. Embora Gloria Steinem tivesse colocado a Mulher-Maravilha na primeira capa autônoma de Ms em 1972, Marston, escrevendo bem antes, projetou a Mulher-Maravilha como representante de um modelo particular do poder feminino. O Feminismo discute que as mulheres são iguais aos homens e devem ser tratadas como tal. Na mente de Marston, as mulheres não só possuiam o potencial de serem tão boas quanto homens, mas podiam ser superiores a eles. Até sua morte Charles foi, salvo raras excessões em pouquíssimas histórias, o único roteirista da personagem.

 Harry G. Peter
Mulher Leopardo e Mulher Maravilha desenhadas por Harry G. Peter
 Harry G. Peter nasceu em 8 de março de 1880. Ele era cartonidsta de jornais, mas ficou mais conecido como o primeiro desenheista da mulher maravilha. Embora oficialmente charles moulton tenha na verdade desenhado também a primeira história da personagem, ma verdade ele não era t~]ao bom desenhista assim, apesar de muito bom roteirista e idealizador da personagem. Logo em seguida Harry G. Peter juntou-se ao projeto, sendo o principal e quase exclusivo desenhista da heroína de 1941 até sua morte em 1958. Pouquíssimas edições neste período não foram desenhadas por ele. Deve-se a ele portanto a estabilização da imagem da personagem, embora o crédito da criação na verdade seja de  Charles Moultoun, já que Harry G. Peter realmente apenas aprimorou os traços imginados por Charles.