quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

1960 A 1969 - A ERA DE PRATA - CAP. 04

FASE NOSTÁLGICA, A VOLTA DA ERA DE OURO

FICHA TÉCNICA:
EDITOR E ROTEIRISTA: Robert Kanigher
DESENHISTAS:
- TRAÇO: Ross Andru
- NANQUIM: Mike Esposito
- ARTE DE CAPA: Ross Andru, Mike Esposito

Em Meados dos anos 60, com a renovada popularidade dos quadrinhos de super-heróis, colecionadores começaram a garimpar, as vezes pagando altos preços, antigos exemplares dos quadrinhos editados na era de ouro.
O editor e roteirista da Mulher Maravilha, Robert Kanigher, teve uma idéia para aumentar ainda mais as vendas: Recriar o clima da era de ouro, publicando histórias da Mulher Maravilha seguindo não só o estilo das histórias dos anos 50, como também os traços dos desenhos, imitando o seus roteirista e desenhista originais: William Moulton Marston e Harry G. Peters.
A primeira aventura a seguir essa linha nostálgica,  nº 156 da revista Wonder Woman em agosto de 1965, teve um teor um tanto quanto surrealista:

Diana prince está sentada à sua mesa em seu escritório quando Steve Trevor chega trazendo um jornal e lhe diz que sempre soube mesmo que Mulher Maravilha valia milhões.
Ele mostra um artigo a Diana que relata que colecionadores adquirem antigos gibis da idade de ouro as vezes por 100 dólares cada edição, e que os mais procurados são os gibis da Mulher Maravilha, Super-Homem e Liga da Justiça da América. Estas edições alcançaram tão alto valor que numa loja chamada “A Livraria do Comerciante de Sonhos” elas são mantidas trancadas num cofre. Steve se despede dizendo que se Diana por acaso encontrar Mulher Maravilha, mande-lhe um beijo. Como o amor pode as vezes ser cego, pensa Diana, Steve nem sequer imagina o quanto está o tempo todo tão perto de sua amada Mulher Maravilha.

Uma vez a sós, Diana começa a pensar em como os fãs sempre falam do tempo passado como os anos de ouro ou "era Dourada", e decide, então visitar a “A Livraria do Comerciante de Sonhos” como Mulher Maravilha.

Uma vez lá ela é recebida pelo Comerciante de Sonhos, que a principio parece ter uma aparência meio macabra e misteriosa. Ele lhe diz que sabia que ela viria reviver suas antigas aventuras e lhe mostra uma pilha de velhos gibis da Era de Ouro.

Ela toma do primeiro gibi sobre a pilha e o abre, deparando-se com uma história intitulada "O pirata mental do mundo interior!".
Á medida que começa a ler a história, ela é tansportada para esse tempo, como num sonho. De repente ela se encontra de pé numa praia enfrentando o Pirata Mental, cuja aparência é de semi-tranparência, como um fantasma, e ele está tentando drenar seu cérebro com sua corda psíquica. Desesperadamente, Mulher Maravilha procura resistir ao seu poder do Piratra Mental, até que num momento de grande esforço, para surprea de seu inimgo, consegue livrar-se do laço psiquíco.

É neste momento, que de repente, ela vê Steve Trevor se aproximando à distância com um cesto de piquenique. Ela salta sore o Pirata Mental, com a intenção de subjugá-lo antes que ele tentasse roubar o cérebro de Steve, mas atravessa seu corpo sem conseguir tocá-lo. Tenta então prendê-lo com seu laço mágico, mas da mesma forma a corda atravessa o corpo semi-transparente do Pirata, que entãa lhe revela que vem de outra dimensão e que sua forma é intangível.

Mulher Maravilha começa a agitar a areia com suas mãos, numa tentativa de enterrar o Pirata e seus capangas sob a areia, mas quando a coluna de terra abaixa, o inimigo encontra-se presunçosamente de pé sore o monte de areia.

Rapidamente o vilão usa sua corda psíquica em volta da testa de Steve, drenando a essência de seu cérebro e enviando-a para sua tripulação, que
aguarda num navio atracado próximo a praia.
Mulher Maravilha salta sobre a água até alcançar o navio, bem a tempo de ver dois triulantes colarem o cérebro de Steve na bocade um canhão. Tenta impedí-los com seu laço, mas novamente a corda de ouro atravessa seus corpos intangíveis. Um dos tripulantes, com uma vara acesa numa das mãos, avisa-lhe que não faça sequer um movimento, ou o cérebro de seu namorado será disparado como uma bala de canhão, mas a princesa amazona move-se mais rápido do que um raio, e antes que o canhão seja disparado ele o parte em dois com um golpe certeiro.
Antes porem que ela recupere o cérebro de seu amado, Steve aparece perante a ela apontando-lhe uma arma. Sem seu cérebro, ele se encontra sob o controle do Pirata Mental, e Mulher Maravilha percebe que deve render-se ou permitir que Steve se tansforme em um assassino.

Mas o Pirata sabe que não pode confiar nessa rendição e que a heroína aproveitará a menor oportunidade de revidar, então ele usa sua arma de raios para soldar juntos seus braceletes, revelando que conhece sua fraqueza e que sua força fica reduzida se seus braceletes forem presos um ao outro por um homem, obrigando-a a obedecê-lo até que eles sejam soltos novamentes, o que ele ameaça que jamais acontecerá.



Enquanto isso,  Etta Candy e as meninas Holliday, que treinam para participar de uma competição de remo, se aproximam perigosamente do navio do Pirata Mental, que ordena atacar as desavisadas remadoras.

Mesmo com suas forças reduzidas, Mulher Maravilha salta para o mar, vibrando seu pés em velocidade supersônica, o que cria uma almofada de ar que a mantem suspensa acima da água. Grita para Etta  e as meninas Holliday que se afastem dali  mas rápido possível, pois correm grande perigo, e retorna ao navio, pois não poderia deixar ali Steve a mercê do Pirata.

Etta e as meninad Holliday, contudo, não seguem o conselho da amazona, e decidem ficar para ajudá-la, não a abandonariam em hora de necessidade.

Quando Mulher Maravilha volta ao navio, o Pirata diz que sabia que ela não fugiria deixando para tás seu amado, e em seguida ordena a Steve que atire nela.

Mesmo com os braceletes soldados, ela consegue repelir as balas e fazê-las ricochetear na direção do Pirata. Ele ordena então que Steve cesse fogo.

Nesse interim, Etta e suas companheiras nadam submersas em direção ao navio, mas o Pirata percebe sua aproximação, as captura com uma rede de pesca gigante e as arrata para dentro do navio, onde sua tripulação  abduz os cérebros de todas elas.

Vendo suas amigas transformarem-se em autômatos humanos, como se fossem bonecas controladas pelo Pirata, Mulher Maravilha reconhece a inutilidade em lutar enquanto não descobrir uma forma de devolver a elas e Steve o controle de suas próprias mentes.

Sentindo-se no controle absoluto da situação, o Pirata diz a Mulher Maravilha que ele só não drenou o cérebro dela porque quer que ela esteja bem consciente para sofrer e sentir o gosto amargo da derrota. Em seguida ordena à sua tripulação que faça o navio erguer-se sobre as águas e partir em direção aos céus, seguindo o curso para sua própria dimensão.

O que ele não sabe é que Mulher Maravilha, prevendo a necessidade de um meio de transporte para voltar a terra, envia um comando mental ao seu avião invisível para que ele siga o navio e depois fique voando em círculos quando chegarem ao seu destino.

Quando a embarcação chega finalmente à dimensão do Pirata, ela volta de novo para as águas, e o Pirata cruelmente ordena que seus prisioneiros caminhem sobre a prancha e se lancem em águas infestadas por tubarões.
Mai uma vez Mulher Maravilha salta sobre as águas do mar, com suas mãos presas ainda, ela usa os pés para chutar para longe os tubarões.
Steve, Etta e as meninas holliday caem nas águas, e no estado abobalhado que se encontram pela falta de seus cérebros, não conseguem nadar.

Demonstrando uma incrível habilidade que desafia até mesmo as leis da gravidade, Mulher Maravilha consegue criar um vácuo que suga seus amigos da água, mantendo-os num espécie de círculo de proteção, mas sabe que não vai conseguir mantê-los assim por muito tempo, e como os  tubarões se aproximam novamente, consegue lança-los para terra firme e colhê-los antes que caiam no chão.

Contudo, assim que se encontram em segurança no solo, mas ainda sob o domínio mental do Pirata, eles se voltam contra sua salvadora e a aprisionam. Cotendo suas lágrimas de frustração, Mulher Maravilha compreende que eles não são responsáveis por seus atos e que não pode correr o risco de ferí-los, e que precisa achar um meio de livrá-lo do controle mental do Pirata.
Este vem a terra firme também, e se ri da Mulher Maravilha e da situação que ela se encontra dizendo-lhe que ela está impotente porque sempre se preocupa primeiro com a segurança alheia e não de si mesma, e que esse será o motivo de sua completa derrota. Mas a heroína não se deixa abater por suas palavras e responde que no fim o bem triunfará.

O Pirata veste seus prisioneiros como guerreiros piratas e prende Mulher maravilha numa cápsula de contenção, levando-a para a cidade, onde serve de chacota para os cidadãos.

Enquanto isso, na Ilha Paríso, sua mãe, a Rainha Hipólita tenta desesperadamente localizar sua filha através do rádio telepático. Como não o consegue, teme que a princesa amazona possa estar passando por um grande perigo, e ordena que o sinal do rádio seja enviado ao espaço, nua tentativa de fazer uma grande varredura que consiga finalmente localizar o paradeiro da guerreira amazona.

Mas Mulher Maravilha neste momento não tem como responder ao chamado de suas irmãs amazonas.
Ela havia sido levada a uma espéci de arena, onde tem que enfrentar praticamente um exército inteiro de piratas. Primeiro eles tentam acertá-la com uma chuva de mísseis mortais, mas ela consegue com sua habilidade desviar-se de todos eles.

Em seguida consegue desarmar um de seus oponentes que usaba uma maça, e segurando a arma mediaval com os dentes, consegue atingir vários de seus inimigos. Por um momento parece que a amazona está prestes a sair vitoriosa, mas é obrigada a conter seu espírito combativo quando o Pirata Mental a faz lembrar que ela não sabe onde ele escondeu os cérebros de seus amigos, e que se alguma coisa acontecer a ele, seus homens tem ordens de destruí-los imediataente.

É neste mometo que um gigante entra na arena e é apresentado como o maior atirador de toda frota. Ele começa a atirar uma infinidade de dardos contra a Mulher Maravilha, que precisa correr de um lado para o outro para esquivar-se dos projéteis, quando então tem, uma idéia brilhante, e faz com que uma das setas atinja seus braceletes soldados e o impacto faz com que eles se soltem, devolvedo-lhe assim a plenitude de suas forças e seus poderes, e assim consegue facilmente subjugar e derrotar o gigante.

Investe, então contra o Pirata Mental, mas antes que possa sequer tocá-lo , ele lhe mostra uma enorme caixa de metal e lhe diz que aquele é seu útimo obstáculo para alcançar o cérebro de seus amigos, ela só precisa usar seus poderes paa derreter a caixa metálica e todos poderão voltar para a Terra com seus cérebros intactos.
Como a heroína não sabe inda onde estão escondidos os cérebros de ses amigos, não vê outra solução que não seja obedecer o Pirata Mental, mas quando começa a comprimir a caixa, sua apurada audição detecta minúsculas vozes que parecem vir de dentro da caixa.
Usa então sua tiara par romper o cadeado da caixa e a abre, encontrando lá dentro os cérebros de seus amigos que lhe dizem que estavam confiantes de que ela os encontraria.

Furioso, o Pirata Mental ordena que seus homens ataquem, mas Mulher Maravilha toma da caixa e num único e poderoso salto, se projeta nas alturas, onde é colhida por seu avião robô que permanecera sobrevoando a área em círculos. Mas ainda existe um impasse a ser resolvido, ela tem os cérebros de todos em segurança, mas seus corpos ainda permanecem prisioneiros de seu terrível inimigo, e mesmo que ela os  resgate, não caberiam todos dentro de seu avião invisível, como então retornar a Terra deixando para trás seus amigos a mercê do Pirata Mental?

Neste momento o rádio telepático do avião invisível recebe o sinal da Ilha Paraíso e ela consegue falar com sua mãe, a Rainha Hipólita. Antes mesmo que a rainha teha tempo de perguntar a sua filha o que está lhe acontecendo, Mulher Maravilha pede que sua mãe use a arma de raios encolhedores que se encontra muito bem guardada na Ilha Paraíso, na sala de armas do palácio da rainha,  para reduzir seus amigos a um vigésimo de seu tamanho normal. Desta forma a amazona consegue trazer todos eles para dentro de seu avião e prepara-se para partir em direção a Terra, ma neste momento a frota de navios piratas se ergue no ar em direção ao seu avião e começa a bombardeá-lo.

Mulher Maravilha usa seu laço mágico para criar uma onda de choque e fazer os navios se dispersarem e perderem o rumo, e em seguida parte de volta a Terra.

Uma vez em seu destino, sinaliza pelo rádio telepático para sua mãe reverter o raio encolhedor e devolver seus amigos ao tamanho normal, que então pipocam do avião, esbarrando na amazona e lançando-a para fora também, mas ao cair no solo, ela bate com a cabeça e sua visão fica turva. quando volta a enxergar novamente, ela está de volta à Livraria do Mercador de Sonhos, ainda lendo o exemplar que estava em suas mãos.

Ela se vira para o Mercador de Sonhos e indaga-lhe se tudo aquilo fôra real ou apenas sonho, se de fato ele a transportou para o passado onde teve que repetir toda sua luta contra o Pirata Mental, correndo o risco de dessa vez ser derrotada.

Sem reponder-lhe absolutamente nada, ele apenas a olha de forma maligna, com um sorriso sinistro nos lábios.

Mulher Maravilha deixa a loja, sentindo-se intrigada, imaginando se na verdade o Mercador de Sonhos não seria talvez  pior de todos os vilões com quem já se deparara, capaz de fazê-la enfrentar novamente inimigos aos quais já derrotara no passado e intimamente toma a decisão de que deve retornar a essa loja para averiguar os fatos.

§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

Nenhum comentário:

Postar um comentário