terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ETTA CANDY

ERA DE OURO
Etta Candy apareceu pela primeira vez na revista Sensation Comics nº 2, de 1942. Seu nome Candy ("Doce") devia-se ao fato de ser "gordinha" e gostar de comer guloseimas.

Era uma personagem popular de uma fraternidade estudantil que ajudava a Mulher Maravilha em suas primeiras aventuras. Apesar de distante no tempo, essa foi a versão de Etta mais popular e até hoje a de maior repercussão e aceitação por parte dos fãs, em comparação as outras versões e períodos, foi também a fase em que ela tinha mais destaque nas aventuras da Mulher Maravilha como sua melhor amiga e principal colaboradora.
Etta Candy era uma jovem obesa e espirituosa que liderava a fraternidade estudantil "Beta Lambda" da Faculdade Holliday (chamadas por isso de Garotas Holliday).
As garotas holliday, na verdade uma banda de moças estudantes, formavam uma espécie de comando feminino sob o comando de Etta, e participaram de várias histórias e aventuras da heroína, ajudando-a em diversas ocasiões.
Além do seu amor por doces ela ficou conhecida pela expressão "Woo! Woo!" (Em parte inspirada nas exclamações do ator cômico Hugh Herbert).
Outra frase divertida era "Pelo amor do chocolate!".
Ela tinha um carro chamado Esmerelda e morava com seus pais, Sugar Candy e Hard Candy, num rancho onde viviam algumas aventuras no estilo do faroeste. Seu irmão era Mint Candy.
A faculdade aparecia em aventuras de ficção científica e ficava próxima de "Starvard" (provavelmente derivado de Stanford e Harvard), onde seu namorado Oscar estudava.

ERA DE PRATA

Depois da morte de Charlie Moulton, criador da Mulher Maravilha, muitos personagens foram desaparecendo aos poucos, inclusive a maioria dos vilões, rareando suas aparições até desaparecerem, foi o que aconteceu inicialmente com as garotas holliday e depois com própria Etta Candy. No inicio da Era de Pratra, Etta já não fazia parte do universo da Mulher maravilha. Uma pena, desaparecia um dos personagens mais simpáticos e engraçados já criados para nunca mais voltar, pelo menos não com a mesma concepção. No inicio dos anos 1980 Etta foi introduzida novamente nas aventuras da heroína, mas desta vez não como estudante e sem as garotas holliday. Agora Etta era uma militar, secretária do General Darnell, superior de steve Trevor, que por sua vez tinha como sua secretária Diana Prince.
Etta agora era amiga de Diana, e não diretamente da Mulher Maravilha, um personagem que compunha o universo da heroína, mas quase sempre sem participar diretamente de suas aventuras como colaboradora e ajudante. já não era tão gordinha como antes, mas continuava cheinha, um pouco acima do peso.
Também já não era engraçada e aventureira como na antiga versão, e sim tímida, meio recalcada e bastante insegura, por vezes até mesmo meio apalermada. Por ser uma versão mais recente, é a que está mais viva na memória dos leitores, mas não foi com certeza tão popular e querida pelos fãs como sua antiga versão da Era de Ouro.
Em uma das poucas aventuras em que teve maior particpação, Etta foi raptada por Satanistas influenciados por Klarion, o menino bruxo e enviada para o Inferno, onde a Mulher Maravilha e o demônio Etrigan a seguiram para salvá-la.
Roteiristas posteriores fizeram mais jus à personagem e mais para o período final da Era de Prata, Etta ganhou um pouco mais de destaque nas histórias, tornando-se confidente da Mulher Maravilha e a ajudando-a mais frequentemente em suas aventuras.


 PÓS-CRISE

A partir de 1987 e dos anos 90 até os tempos atuais, Etta Candy tornou-se, seguindo as tendência mais modernas, um personagem mais concreto e complexo. Depois que a Dc reformulou todo o universo dos super-heróis, no final dos anos 80, Etta continuou como militar, mas desta vez com uma personalidade mais forte, já não demonstrava tanta insegurança, mas tinha seus recalques internos por causa da tendência para obesidade. Com o passar do tempo resolveu esses conflitos ao conseguir emagrecer, ganhando um visual mais atraente.
Nesta novo mundo reformulado, o universo da Mulher Maravilha muda radicalmente, Etta só aparece mais tarde nas histórias, quando os militares resolvem investigar a Mulher Maravilha. É nesse ponto que Etta aparece, tornando-se amiga e colaboradora da mulher maravilha. Nesta versão não existe interesse romântido entre mulher Maravilha e Steve trevor, que acaba se casando com Etta.
Como oficial de carreira da Força Aérea, Etta ajuda Steve Trevor a limpar o nome dele além de ambos temporariamente se tornarem fugitivos enquanto auxiliam a Mulher Maravilha contra os planos de Ares, o Deus da Guerra. É durante essa fuga que Etta e Steve se apaixonam e acabam por casar, formando um casal feliz por algum tempo, mas depois uma crise no casamento desencadeia um sentimento de insegurança e faz com que Etta desenvolva uma desordem alimentar, mantida em segredo de seus amigos.
Aos poucos Etta, e o próprio Steve, vão aprecendo cada vez menos nas histórias, até eventualmente serem praticamente excluídos. Ambos os personagens, que no passado faziam parte integralmente do universo da heroína, se tornaram aos poucos personagens ocasionais. Em sua versão mais recente, Etta se tornou oficial da Inteligência Militar. Permanece casada com Steve Trevor e os dois ainda merecem o status de estar entre os melhores amigos da heroína, mas com quem raramente Diana tem contato. Suas últimas aparições foi quando Diana perdeu a coroa de princesa amazona, e mais tarde, em outra aventura, Etta reuniu-se a Mulher Maravilha no planeta dos Khundios. No retorno à Terra ela é torturada pelo vilão Genocídio, ficando em coma. Ela recupera a consciência no hospital e revela à Diana ter sido recrutada como uma operativa da Tropa dos Lanternas e que trabalhou ao lado do Lanterna Verde Alan Scott.

OUTRAS VERSÕES E APARIÇÕES




A atriz Beatrice Colen interpretou Etta Candy na primeira temporada da série de TV Mulher Maravilha, que foi ao ar entre 1975 e 1977. A Etta do seriado era secretária do chefe de Steve e colega de Diana Prince, ligeiramnte gordinha, tímida e insegura.
Provavelmente foi essa versão da TV que fez com que a personagem voltasse nos anos 80 aos quadrinhos, pois é exatamente assim a versão da Etta da Era de Prata. Mesmo sem ter nada haver com a personagem original da Era de Ouro, essa foi a imagem que ficou mais gravada na memória, embora menos popular que a anterior.

Já no filme de animação "Mulher Maravilha", lançado pela Warner em 2009 diretamente em dvd, Etta é secretária de Steve Trevor e usa seu charme feminino em seu colega, para desprezo de Diana. A dublagem original é feita pela atriz Julianne Grossman. Nesta versão Etta tem apenas uma rápida aparição, tem uma aparência sexy, mas demonstra ser uma mulher fútil que usa de forma abusiva e inconsequente seu charme e feminilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário